Senhor, é a Vossa Face que eu procuro! (27/26)
 

Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, é vossa face que procuro. (http://www.bibliaonline.com.br)

SALMO 4

7. Muitos dizem: “Quem nos fará ver bem?” Iahweh, levamta sobre nós a luz da tua face.
(Expressão biblica, freqüente no Saltério, da benevolência de deus ou dos reis. A “face” é o aspecto exterior de uma coisa ou de um homem, tornando visíveis seus pensamentos e sentimentos. Ela pode, portanto, designar a personalidade (“Minha face” = eu: Sl 42, 6.12; 43, 5etc.) e a presença , de modo especial a propósito de Deus dirigindo-se ao homem. Como é impossível ao homem ver a deus (Ex 33, 20+); 34, 29-35), deus não “faz brilhar a luz da sua face” (cf. Sl 31, 27; 44, 4; 80, 4 etc) a não ser nu sentido atenuado. É preciso entender do mesmo modo as passagens em que o homem procura a Deus (Sl 24, 6; 27, 8 +; Jó 33,26; Am 5, 4+) ou o contempla (Sl 11, 7+; 42, 3). A tradução do grego e da Vulg. : “a luz da tua face está selada (ou: impressiona) sobre nós” foi interpretada a respeito da alma criada à imagem de Deus e marcada com o selo batismal, que faz do cristão um “filho da luz” (Lc 16, 8; Jo 8, 12+; 1 Ts 5, 5; Ef 5, 8)

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
8. Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
9. Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.

SALMO 11 (10)

4. O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, contemplam o mundo, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens (de Adão).
7. Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos
e os corações retos contemplarão sua face.

SALMO 13 (12)

1. Até quando te esquecerás de mim, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto (a tua face)?
4. Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;

SALMO 17 (16)

2. Que minha sentença provenha de tua face; teus olhos vejam vejam onde está a retidão.
6. Eu te invoquei, ó Deus, pois me queres ouvir; inclina para mim os teus ouvidos, e escuta as minhas palavras.
8. Guarda-me como a pupila dos olhos; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas...
15. Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar (ao despertar, eu me saciarei com tua imagem).

SALMO 18 (19)

25. Assim que retribuiu-me o Senhor conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.

SALMO 22 (21)

25. Sim, pois ele não desprezou, não desdenhou a pobreza do pobre, nem lhe ocultou a sua face, mas ouviu-o quando ele gritou.

SALMO 24 (23)

6. Esta é a geração dos que o procuram, dos que buscam tua face, ó Deus de Jacó. (Yahweh dos Exércitos, o Rei da Glória)

SALMO (27/26)

4. Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
8. Meu coração diz a teu respeito: “Procura sua face!É tua face que eu procuro,
9. não me escondas a tua face. (Bíblia de Jerusalém).
9 Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. (www.bibliaonline.com.br)