O café do beco

de Cecília Leite

O café do beco, 50 anos de vida cariocaNo princípio era o beco. Nasceu numa rua movimentada em Copacabana, nos anos 50, com a mudança do eixo boêmio da Lapa para a então emergente Princesinha do Mar. O lugar se tornou ponto de encontro dos maiores músicos, poetas, artistas e intelectuais da época. Em pouco tempo, o cantinho esquerdo da rua Duvivier ganhou fama, ecoando vozes como a de Maysa, Marisa Gata Mansa, Cauby Peixoto e Dolores Duran. Grandes nomes da música internacional, como Edith Piaf e Ella Fitzgerald, também passaram por ali. Os shows e as tradicionais "canjas" dos bares e boates varavam as madrugadas. E se o beco não dormia, os vizinhos também não. Daí vieram as garrafas. Arremessadas das janelas, algumas tinham mira certeira. Outras se espatifavam na calçada, aumentando o barulho e a farra dos boêmios de plantão. De forma de protesto, elas acabaram batizando o lugar. Indiferente à ira da vizinhança, o Beco das Garrafas conquistou seu espaço, virando berço de importantes movimentos artísticos e culturais como a bossa-nova, a tal batida diferente que influenciou os músicos de toda uma geração, e vendo nascer estrelas como Nara Leão, Elis Regina, Wilson Simonal, Jorge Ben Jor e tantos outros que fazem a história da música brasileira. É por essas e outras que por aqui se diz que o beco só tem uma saída: o sucesso!

O Beco das Garrafas: localização

Localizado entre a praia de Copacabana e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, o Beco das Garrafas é desde os anos 50 um local privilegiado de encontro dos artistas e músicos de Rio de Janeiro.

Nos arredores imediatos, existe o Copacabana Palace, Hotel Meridien, Rio Internacional Hotel, Excelsior e mais de 20 hotéis da rede hotelaria de Rio de Janeiro.

O acesso é fácil pelo metro (3 minutos a pé) e ônibus. O estacionamento de carros é facilitado pelo rotativo da avenida Atlântica.

O espaço público do Beco é uma rua sem saída, entre dois prédios, sem circulação de carros e sem garagens.

Café do Beco Eventos Culturais

Rua Duvivier, 37 lojas A e I – Copacabana

22020-020 – Rio de Janeiro – RJ

Tel.: (21) 2543-2167 – E-mail: atlantica1@globo.com