No coração do Leblon um coração italiano

Edoardo Pacelli

O senhor Joaquim MoreiraLembrança das "Cinque Terre" no FratelliNo coração do Leblon, à rua San Martin, 70 encontra-se o aconchegante e elegante Restaurante Fratelli. Sabiamente decorado e gerenciado pelo proprietário, senhor Joaquim Moreira, o restaurante é um alto ponto de atração gastronômica onde pode-se passar uma noite agradável, alimentando o corpo e a mente, no bairro mais chique do Rio. A decoração destaca-se pelo bom gosto e refinamento, pela acertada escolha das cores, pela discrição da iluminação. Os móveis, além de bonitos, oferecem grande conforto. A tudo isso acrescenta-se a gentileza dos garçons, do maître e sommelier.

A cantina, bem variada, apresenta verdadeiras rarirades de vinhos internacionais, sobretudo italianos, além dos bons vinhos nacionais. O chefe, Dino, que vem diretamente das cozinhas de grandes restaurantes italianos e estrangeiros, garante a melhor qualidade e nos delicia com sabores até então quase desconhecidos em nossa cidade. Não podemos esquecer de falar, igualmente, das fantásticas pizzas. O Restaurante Fratelli merece a sua visita .

O chefe DinoO chefe Dino aconselha

Linguine ai gamberi

Engredientes para 4 a 6 porções

1 kg de camarões médios
suco de 2 limões
8 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho socados
6 folhas de salsinha picada ou inteira (para enfeite)
2 colheres de sopa de manjericão picado (se desejar)
1 xícara de vinho branco seco
500 g de massa linguine
sal e pimenta do reino a gosto

Linguine alle cicaleLimpe os camarões. Reserve as cascas e as cabeças. Numa vasilha misture o suco de 2 limões, ½ da xícara de vinho branco seco, 2 colheres de sopa de azeite, 2 dentes de alho bem socados, o sal e a pimenta. Coloque nesta mistura os camarões e deixe-os de molho, cobrindo-os. Leve à geladeira para marinar por 20 minutos. Em seguida, leve ao fogo uma panela grande com água filtrada até a metade. Quando começar a ferver coloque aí os camarões e a marinada, até que mude de cor. Escorra e reserve. Acrescente à água as cascas e as cabeças deixando cozinhar por 5 minutos. Peneire as cascas voltando com o caldo para a panela. Acrescente mais 1 litro de água filtrada e leve ao fogo para levantar fervura. Coloque, enfim, a massa linguine e misture para que ele se desprenda. Cozinhe por 10 minutos. Numa outra panela grande junte o azeite e o alho restante. Doure os camarões e junte o restante do vinho. Cozinhe por cinco minutos até que evapore. Tempere com sal e pimenta. Escorra a massa, despejando-a, a seguir, na panela dos camarões, juntando, igualmente, uma concha do líquido do macarrão. Cozinhe em fogo baixo e misture para que tudo fique bem encorpado. Junte as ervas frescas e dê uma misturada.